Afinal, posso trocar a placa de video de notebook?

Placa de Vídeo para Notebook

 

A placa de vídeo de notebook pode ser caracterizada como um dos componentes mais importantes e cruciais para o funcionamento de um computador.

O problema é que não são todos os computadores que são revestidos por uma placa de vídeo “potente” e com isso começam a surgir questionamentos referente se tem como colocar placa de vídeo em notebook ou pelo menos, executar uma troca.



 

A placa de vídeo pode ser caracterizada como um dos componentes mais importantes e cruciais para o funcionamento de um computador e isso devido ao seu papel em fazer a administração e o controle de todas as funções que possuem relação com a exibição de vídeo na tela.

O problema é que não são todos os computadores que são revestidos por uma placa de vídeo “potente” e com isso começam a surgir questionamentos referente se tem como colocar placa de vídeo em notebook ou pelo menos, executar uma troca.

Esse tipo de questionamento é feito por muitas pessoas, principalmente por existir uma necessidade intensa das mesmas fazerem um “upgrade” em suas máquinas para que as suas funções sejam elevadas, ou melhor, para que a sua performance possa ser melhor.

Mas o problema é que essa troca de placas de vídeo para notebook deve ser analisada com cuidado por sugerir alguns pontos relevantes. Para saber quais são esses pontos e, se existe a possibilidade de colocar ou trocar uma placa de vídeo, basta conferir o texto.

A dúvida sobre se tem como colocar placa de vídeo em notebook é padrão entre várias pessoas e em especial entre aquelas que desejam elevar a performance da máquina na intenção de rodar jogos aleatórios ou programas pesados. No caso, pode-se dizer que a troca de placa é algo que pode ocorrer, mas apenas em alguns modelos específicos que tecnicamente não são integrados ao processador do notebook. Ou seja. Para que exista essa possibilidade de troca o notebook precisa estar “configurado” e permitir essa ação.

Segundo especialistas em configuração de notebooks, a placa de vídeo para notebook costuma ser integrada ao processador. Geralmente os modelos que são vendidos diante do Brasil não possuem uma placa de vídeo física, justamente pelo fato da mesma estar dentro do processador. Com isso, para removê-la pode ser necessário demonstrar todo o processador e ainda correr o risco de não conseguir recuperar o mesmo. Ou seja. Essa possibilidade existe, mas tende ser um risco desnecessário de estragar o seu notebook.

Além disso, não bastando apenas a dificuldade de remover a placa ainda é muito difícil a pessoa encontrar uma placa de vídeo notebook que venha a ser compatível com uma máquina específica e isso dificulta ainda mais o processo. No passado foram criadas um conjunto de placas que poderiam ser usadas para a troca pelas ATI Radeon (agora AMD) e Nvidia, mas os padrões que as mesmas desenvolveram não vingou, sendo necessário os especialistas pensarem em outra alternativa para aumentar a performance da placa.

A “possível” solução: Placa de Vídeo Externa para Notebook

A alternativa que algumas pessoas encontraram para essa ideia de troca de placa passa a ser o uso de placa de vídeo externa para notebook. Tanto a AMD como Nvidia têm as placas externas para serem colocadas em notebook, mas para que isso seja possível há a necessidade da máquina ser compatível e em caso negativo é necessário executar um conjunto de mudanças que podem facilitar a adaptação da placa externa. No entanto, é necessário o notebook oferecer portas específicas e outros detalhes que são relevantes.

Assim, entre as portas específicas que o notebook precisa obter encontram-se opções a qual sejam viáveis para conectar a placa como ExpressCard, mPCIe e Thunderbolt. Caso seu notebook não possua as mesmas, pode ser necessário abordar a missão de fazer as conexões com a placa externa. Esse tipo de busca da placa de vídeo notebook externa pode ser bem demorado, e em alguns casos o mais interessante seria realizar a compra de um novo modelo de notebook com uma placa que possa atender suas necessidades.

 

 

Afinal, posso trocar a placa de video de notebook?

Placa de Vídeo para Notebook   A placa de vídeo de notebook pode ser caracterizada como um dos componentes mais importantes e cruciais para o funcionamento de um computador. O problema é que não são todos os computadores que são revestidos por uma placa de vídeo “potente” e com isso começam a surgir questionamentos referente se tem como colocar placa de vídeo em notebook ou pelo menos, executar uma troca. # NOTEBOOK  OFERTA #1 Dell Inspiron ...
9 Total Score
Notebook para Games

Ta procurando um Notebook para games? São tanta as opções que você não sabe qual escolher? Não se preocupe, está no lugar certo. Vamos te ajudar a escolher o notebook ideal para games.

Suporte Técnico
10
Design
8
Teclado e Touchpad
8
Display
9
Audio
7.5
Custo Benefício
10
User Rating: 2.18 (42 votes)
Editor's choice 2016
  • babaca

    Galera, estou a procura de um notebook leve, relativamente pequeno (até 14″) que tenha uma boa autonomia de bateria, é claro que com desempenho aceitável (nível de um core i3 pra cima).
    Eu não consigo achar um que tenha um preço que não seja estupro de caro.